Itabira está completa 173 anos, neste sábado (9). Foram definidas as festividades alusivas a data de emancipação política, preparadas pela Prefeitura Municipal e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). Com a proposta de mostrar o quanto a “nossa melhor amiga” é importante, toda a programação está voltada para o resgate histórico, cultural, literário e patrimonial.
A festa tem início logo pela manhã, às 10h, com a participação da “Orquestra de Viola Sementinhas do Amanhã,” na Feira Livre dos Produtores Rurais, na Esplanada da Estação. E para lembrar os tempos tradicionais, às 11h, o paredão da rua Tiradentes recebe o encontro de bandas para cantar parabéns para Itabira. Se apresentarão a Corporação Musical Santa Cecília e a Fanfarra do Colégio Tiradentes.
Na parte da tarde, em parceria com o Instituto Espinhaço, será realizado o plantio de mudas nativas na área devastada pela queimada no Pico do Amor, próximo ao Memorial Carlos Drummond de Andrade. A ação está programada para acontecer às 16h. E para terminar, às 19h, uma missa em comemoração do aniversário de Itabira será celebrada na Catedral Nossa Senhora do Rosário.
Intervenções artísticas estão programadas, como a apresentação do músico Vando Lúcio, na avenida João Pinheiro, às 9h. Os Drummonzinhos também irão declamar poemas pela cidade. “Essa proposta vai será durante todo o mês de outubro, desde congadas, shows, intervenções artísticas, poemas, resgate das bandas e com isso trazer à tona todas as potencialidades no segmento”, afirma o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara.
Para Marco Lage, as comemorações do aniversário de Itabira começaram no dia primeiro de outubro, com a apresentação do Plano de Metas. “Sou itabirano com muito orgulho e trabalharemos incansavelmente, dia após dia, para construirmos uma cidade justa, sustentável e desenvolvida. Celebrar 173 anos é olhar para um passado de muitas histórias e o presente com muitas oportunidades. A cidade está em movimento, sem deixar ninguém para trás,” revela o prefeito.
Deixe um comentário