Unidades administradas pela FSFX na campanha “Outubro Rosa”

Em adesão ao Outubro Rosa, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), vai realizar diversas ações para alertar sobre o câncer de mama, o segundo tipo de tumor mais comum entre as mulheres. Laços rosas já foram distribuídos aos colaboradores e as fachadas das unidades estão iluminadas na cor símbolo da campanha. Nas redes sociais da entidade, o movimento Outubro Rosa ganhou força com a mudança do avatar.

No Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), em parceria com a Prefeitura de Itabira serão realizadas mamografias. Durante o mês de outubro, cerca de 300 exames de mamografia vão ajudar no diagnóstico precoce. A ação, no entanto, acontece até o mês de dezembro, com disponibilidade de oferta de mais exames, chegando a 900 procedimentos, até o final do ano. As mamografias devem ser agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, estão sendo promovidas atividades relacionadas à autoestima da mulher e workshops sobre o tema. No Hospital de Cubatão, na Baixada Santista, estão sendo feitos agendamentos de exames de mamografias sob livre demanda. Já em Timóteo, no leste de Minas Gerais, o Hospital e Maternidade Vital Brazil está com distribuição de materiais informativos e ações internas.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum na população feminina, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados para esse ano mais de 66 mil casos de câncer de mama no Brasil. Apesar de muito comum e frequente no país e no mundo, o câncer de mama, quando diagnosticado em estágio inicial, pode ter chance de cura superior a 90%.

HMCC

Entre as principais formas de prevenção e diagnóstico precoce estão o autocuidado com o toque da mama para identificar caroços e a realização da mamografia. A detecção e o tratamento tardios fazem com que as chances de cura se restrinjam a menos de 30%. No Brasil mais de 30% das mulheres vítimas do câncer de mama, descobrem que estão com a doença, em estágio avançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *