Atendimento psicológico e kit natalidade, através do SOS

O Serviço de Obras Sociais (SOS) disponibiliza atenção psicológica, através de parceiros, no projeto “Clinica Social”. São profissionais do ramo da psicologia que se pré dispõem a realizar atendimento para comunidade, com valor popular, voltado para pessoas que precisam das seções de análise, com custos mais acessíveis. A ação é fruto de parceria entre a instituição, e cada psicólogo voluntário, que abre agenda para absorver demanda de usuários, em situação de vulnerabilidade social. Há casos de atendimento gratuito, a partir de encaminhamentos da rede: Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Referência da Assistência Social (Cras), e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).

“Mantemos uma lista de espera, devido ao tamanho da demanda, e para a gratuidade temos algumas vagas. A pessoa que tem condição a contribuir paga, de acordo com a variação socioeconômica, realizada pelo profissional do SOS. O objetivo do projeto Clinica Social é o atendimento para pessoas sem condições de procurar diretamente o profissional. Essa ação tem amenizado o sofrimento mental das pessoas, principalmente nesse momento de pandemia. O tratamento é especifico para cada pessoa. Em Itabira, o SOS é pioneiro, nesse atendimento a sociedade em geral, mas especificamente aos usuários em vulnerabilidade social,” explica a coordenadora do SOS, Cleimilda Oliveira Silva.

Kit natalidade

O kit natalidade é um benefício eventual, também através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). Destinado à gestantes encaminhadas pelo Cras ou Creas. O kit tem vinte cinco peças de vestuário infantil, bolsa e acessórios necessários para os primeiros meses do recém nascido. “As mamães recebem orientações em palestra, atualmente suspensa, devido à pandemia. Essas mães também são inseridas em curso profissionalizantes. Para ser uma das beneficiadas, o Cras faz o agendamento, a partir do sétimo mês de gravidez,” garantiu Cleimilda Oliveira Silva. Para informações adicionais o telefone fixo/whatsapp do Serviço de Obras Sociais: (31) 3834 2366, ou presencialmente na rua Mato Grosso, 880, bairro Amazonas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *