Legislativo entrega honrarias a personalidades

A noite de sexta-feira (24) foi de sessão solene no plenário da Câmara Municipal de Itabira. Dezesseis pessoas sejam entidades, empresários, líderes comunitários, autoridades e outras personalidades foram homenageados pelos vereadores. A cerimônia foi realizada em alusão ao aniversário de emancipação do Município, celebrado no dia nove de outubro.

“A Câmara os reconhece e os convoca para que o trabalho de excelência realizado por vocês tenha continuidade. Precisamos nos unir, população e poder público, e diminuir a distância para fazer de Itabira uma cidade cada vez melhor para se viver”, destacou Weverton Vetão, presidente do Legislativo.

O prefeito Marco Antônio Lage (PSB) e o vice-prefeito, Marco Antônio Gomes (PSL) estiveram presentes e compuseram a mesa de autoridades ao lado dos vereadores membros da mesa diretora da Câmara. Devido à pandemia, o público foi limitado. Nos últimos anos, a cerimônia era realizada no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).

“Nos últimos dois anos a sessão solene para entrega de honrarias não foi realizada por motivos diversos. Ao assumir a presidência dessa Casa entendi que não havia a necessidade de altos gastos públicos para a realização deste evento. E, ao final deste evento, vejo que tomamos a decisão mais acertada”, ponderou Vetão.

Os vereadores aprovaram um projeto de resolução que modificou o regimento interno do Legislativo, impedindo assim gastos excessivos com a sessão solene de entrega de honrarias. Representando os demais vereadores, a vice-presidente da Câmara Municipal de Itabira, Rosilene Félix Guimarães (MDB), lembrou a história dos 173 anos de emancipação política de Itabira.

“Emancipar significa tornar-se livre e independente. Felizmente vivemos em um município livre, com autonomia administrativa, política e financeira. Todavia, não podemos deixar de mencionar a necessidade de buscarmos a independência econômica do município, explorando todos os potenciais, todas as vocações econômicas que Itabira possui para além da atividade minerária”, frisou a vereadora.

“Ainda que todos os homenageados tenham sua história já construída, mas é a certeza de que temos um longo percurso pela frente e esse percurso depende muito da união dos itabiranos, na atividade política, na atividade social, nas entidades de classe, toda a sociedade civil organizada de Itabira vai nos levar sim a uma estabilidade de desenvolvimento”, enfatizou o prefeito Marco Lage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *