Atos racistas têm que ser combatidos, afirma vereadora

Atos de racismo chamaram atenção da população, nos últimos dias. Um homem foi flagrado usando termos pejorativos, e depois o contexto foi alterado. Essas imagens circularam pelas redes sociais: pichações em pontos específicos de Itabira, com apontamentos racistas. A vereadora Rosilene Felix “Rose”, recebeu essas fotos e se pronunciou na reunião da Câmara Municipal, ponderando que atos racistas têm que ser combatidos.

“Recebi uma denuncia de atos racistas, que estão sendo praticados pela cidade de Itabira, eles fizeram pichações com frases, como: ‘fora negro’ em tapume ao lado de uma academia no bairro Juca Batista, na comunidade Madre Maria de Jesus e também no muro do Combem. Quero deixar aqui meu repudio a esses, ou a qualquer outro ato racista,” disse a vereadora.

Ela pediu contribuição da sociedade, diante da necessidade de união para combater qualquer forma de racismo. “Sabemos que no nosso país é de cultura racista, um racismo estrutural, e peregrinado na nossa sociedade. Nós precisamos todos os dias falar desse assunto para promover a conscientização sobre o tema. Firmar o papel de identidade do negro, com a igualdade em nossa sociedade,” destacou a parlamentar itabirana negra, em entrevista concedida a rádio Itabira.

Ela concluiu seu posicionamento, pedindo a contribuição dos colegas de legislatura e da sociedade. “E nessa reunião da Câmara, eu convidei os movimentos que participam de grupos e ações antirracistas da nossa cidade. Para que possamos transformar esse gesto de ódio, em amor. A intenção é que nos façamos onde estão esses dizeres horrorosos, figuras grafitadas, ilustrando a nossa mensagem de resistência, contra esses atos,” ponderou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *