Museu do Tropeiro será reaberto

O Museu do Tropeiro reabrirá suas portas aos visitantes neste sábado (25), a partir de 19h. O espaço estava fechado para visitação há quase dois anos por causa da pandemia. A ferramenta cultural é referência internacional no tributo aos tropeiros viajantes que contribuíram na construção da história de Minas Gerais. O acervo da instituição possui aproximadamente 600 peças que traduzem as características do tropeirismo mineiro e alas destinadas a tropeiros de outras regiões.

Monumento ao Tropeirismo em Ipoema

A reabertura do espaço cultural é um dos pontos altos da programação da Semana do Turismo que, este ano, inclui ainda atrações da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais e da 15ª Semana Primavera de Museus. Haverá apresentações artísticas, mas sem comercialização de bebidas e comidas típicas da região, por causa da Covid-19. Todos os protocolos sanitários, determinados por decretos municipais e estaduais, serão cumpridos, como o uso obrigatório da máscara de proteção, disponibilidade de álcool em gel e aferição de temperatura, por exemplo.

No local se encontra bruacas, equipamentos de montaria, comércio e representações que remetem à atividade do tropeirismo. O Museu foi criado como um ecomuseu, o que representa um passo à frente na evolução destas instituições. Para visitação, é necessário agendar um horário por telefone, whatsapp ou pelas redes sociais do Museu (Facebook e Instagram). O Museu do Tropeiro fica na travessa Professor Manoel Soares, 217, em Ipoema. Telefone para contato: (31) 3839-2991.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *