O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, o vice, Marco Antônio Gomes, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, Breno Pires, cumpriram agenda em Brasília (DF) na terça-feira (21). Durante a estadia da comitiva na capital federal, visitaram os ministérios da Educação, Economia e da Mulher. Os representantes de Itabira conheceram projetos e buscaram captação de investimentos.

Unifei
O reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Edson Bortoni, e o diretor do campus de Itabira, Gilberto Cuzzuol, também estiveram presentes. Eles participaram das reuniões e reafirmaram junto ao Governo Federal a importância da universidade para a planejada diversificação econômica. A primeira reunião foi no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Recebidos pelo coronel Paulo Roberto, secretário nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Foi apresentada a proposta de um projeto de empreendedorismo feminino, voltado para mulheres do campo e da cidade. Marco Lage, Marco Gomes e Breno Pires conheceram realizações do Ministério que podem ser aplicados em Itabira, com foco nas comunidades quilombolas.

Coronel Paulo Roberto
Logo depois, o encontro foi com Fábio Hideki Ono, secretário nacional de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, do Ministério da Economia. Em pauta, a diversificação econômica de Itabira, com iniciativas que podem impactar positivamente em uma nova concepção de geração de renda. Foram verificadas possibilidades de parcerias público-privadas na Saúde e Educação.

Fábio Hideki Ono
Por último, foram ao Ministério da Educação (MEC), para tratar de projetos voltados à primeira infância e ensino fundamental. Os itabiranos conheceram iniciativa lançada pelo Governo Federal para transferência direta de recursos para escolas que tiverem projetos selecionados pela pasta. “Uma viagem muito produtiva e que certamente se traduzirá em bons projetos para Itabira”, disse Marco Gomes.
“Deixamos a capital federal após uma jornada intensa. Discutimos um projeto de economia circular envolvendo mulheres das zonas rural e urbana, fomos ao Ministério da Economia colher informações importantíssimas para a gente elaborar o nosso planejamento de emancipação econômica, e, por fim, tivemos uma agenda no Ministério da Educação onde conhecemos um projeto que em breve pretendemos anunciar”, avaliou o prefeito.
Deixe um comentário