Saae avalia desafio em manter abastecimento em meio a estiagem severa

Karina Lobo

A diretora-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, Karina Lobo, esteve nesta segunda-feira (20), na reunião de comissões temáticas na Câmara Municipal, e ponderou sobre os esforços concentrados pela autarquia, e em conjunto com a mineradora Vale, para que não falte água nas residências dos itabiranos em meio a escassez histórica, a maior dos últimos dez anos.

Karina citou medidas que têm sido adotadas pelo Saae para fazer frente à crise hídrica. Citou a criação de um novo turno de manutenção e as diversas manobras que são executadas para balancear o abastecimento nos bairros mais afetados. A presidente da autarquia também pediu à população o uso consciente do recurso.

Karina lembrou que a Vale firmou com o Ministério Público termo de compromisso para o fornecimento de 160 litros por segundo (l/s), sendo 20l/s no Areão, 40 l/s no Rio de Peixe e 100 l/s no anel hidráulico. A mineradora tem feito esforços para entregar o estabelecido, inclusive com a contratação de caminhões-pipas diariamente, o que tem minimizado o problema da escassez.

“Somente dia 20 de setembro foram 39 caminhões-pipas, de 20 mil litros cada, entregues pela Vale, na ETA Gatos. É um reforço importante! E queremos pedir, mais uma vez, à comunidade, o uso consciente da água. É um período muito delicado e que não tem afetado apenas Itabira. Teremos que manter essa operação de guerra até que essa crise se encerre”, comentou a gestora.

A autarquia e a Vale têm trabalhado em conjunto para impedir que a crise hídrica afete ainda mais a vida dos itabiranos. Ainda nessa segunda-feira, a Vale comunicou ao Saae que o Poço 36, principal fonte de recurso para incrementar o sistema de distribuição de água de Itabira, voltou a funcionar normalmente após problemas técnicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *