Prefeitura de Itabira esclarece sobre Fazenda São Lourenço/Crasir devastada pelo fogo

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), o Sindicato Rural de Itabira, a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) de Itabira, a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi) e o Centro Universitário Una de Itabira, instituições que compõem o conselho gestor da Fazenda São Lourenço/Crasir (Centro de Referência do Agronegócio Sustentável de Itabira e Região), veio a público informar sobre o incêndio ocorrido na área, nos dias quatro e cinco de setembro.

A Fazenda São Lourenço possui 205 hectares, é de propriedade da União Federal e serviu de base para o Governo do Estado de Minas Gerais de 2008 a 2017. Em 2018, foi criado o Crasir e o imóvel passou a ser administrado por um conselho gestor, apoiado financeiramente pela Prefeitura de Itabira, com projetos nas áreas de cultura e criação agropecuárias, visando difusão de tecnologia, produção de material genético vegetal, realização de cursos de capacitação técnica, celebração de parcerias público-privadas e projetos de cunho científico e universitário.

O imóvel vem a alguns anos sendo alvo de incêndios, vandalismos e furtos, muito em função da sua localização, já que é cortado pela rodovia LMG-779, que liga Itabira a João Monlevade, e por dois quilômetros de estrada rural municipal, além de possuir 81% de sua área coberta por pastagens cultivadas, que são muito vulneráveis à ação do fogo. Visando minimizar estes problemas, o conselho gestor vem realizando diversas ações preventivas, principalmente contra incêndio que é o sinistro mais preocupante nos últimos anos.

Em 2020 foram investidos R$ 4.351 na construção de 6.000 m² de aceiros, que são espaços livres de vegetação, construídos para evitar a entrada e proliferação de fogo. Agora, em 2021, foram investidos R$ 8.540,40 na construção de quatro mil m² de aceiros, patrolamento e abertura de seis quilômetros de estradas internas para atuarem como barreiras a dispersão de incêndio. Apesar destas ações, nos dias quatro e cinco de setembro a Fazenda São Lourenço foi alvo de novo incêndio criminoso ou acidental.

Conforme boletim de ocorrência lavrado pelo Corpo de Bombeiros, no dia quatro o incêndio foi iniciado ao fim da tarde e debelado por volta de 22h, e neste dia nenhum membro do conselho gestor ou funcionário do Crasir foi comunicado do ocorrido. Entretanto, no domingo (5) por volta de 7h30, novo foco foi detectado próximo ao local do incêndio anterior, tomando proporções gigantescas em pouco tempo, rompendo os aceiros e estradas, o que restringiu e impediu a ação dos brigadistas, culminando com a queima de praticamente toda vegetação.

O acionamento do Corpo de Bombeiros foi realizado pelo responsável pela SMAA, Mauro Lúcio Ferreira, que esteve presente durante toda operação, apoiada também por funcionários do Crasir, da Prefeitura Municipal e vizinhos do imóvel. A operação não alcançou êxito, apesar dos esforços dos presentes. Na nota, o conselho gestor disse lamentar profundamente o ocorrido e informou que aguarda a apuração dos fatos pela perícia técnica da Polícia Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *