Flitabira realiza projeto “Pão e Poesia”

O Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) realiza o projeto “Pão e Poesia”, que pretende envolver, progressivamente, a população da cidade no clima do Festival, que vai acontecer de 26 a 31 de outubro. Em parceria com padarias de Itabira, os pães serão entregues às pessoas em sacos personalizados com poemas de Carlos Drummond de Andrade, escolhidos pelo neto do Poeta, Pedro Drummond. A partir de setembro, serão distribuídas, no total, 30 mil embalagens de um, três e cinco quilos. Cada pesagem e tamanho com os poemas: “Segredo”, “Estampas De Vila Rica” e “Rifoneiro Divino”.

De acordo com o jornalista Afonso Borges, idealizador e curador do Flitabira, a iniciativa, além de levar a literatura ao dia a dia dos itabiranos tem também a intenção de tornar o festival mais próximo da população, democratizando-o, ainda mais. “Queremos distribuir os poemas justamente para serem lidos nos momentos em que a família está reunida, à mesa. Às vezes, é ali, num período de descontração que temos um tempinho para ler um verso”, afirma Afonso Borges.

“Para o Instituto Cultural Vale, é uma alegria participar dessa iniciativa que aproxima a leitura de todos, fazendo um convite para sentarmos à mesa, compartilharmos poesias e fazermos novas descobertas”, destaca Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale. Nesta primeira edição do Flitabira estão sendo promovidas ações de incentivo à leitura e à educação em Itabira. A mostra “Ocupação Dom Quixote, Portinari e Drummond”, inaugurada em julho, na praça do Areão. Também estão em curso o Prêmio de Redação, voltado a alunos de escolas públicas e privadas de Itabira, e o programa Aulas Livres, do qual podem participar os professores da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *