Cemig alerta homem do campo sobre eletricidade na zona rural  

Minas Gerais é um dos estados onde a atividade rural é mais forte no Brasil. Dessa forma, a Cemig, comprometida em reduzir os acidentes com a rede elétrica em sua área de concessão, busca alertar os seus clientes sobre os riscos com a eletricidade. Somente no ano passado, a companhia registrou quatro acidentes da população com a rede elétrica durante a execução de serviços em áreas rurais, com três vítimas fatais.

Na zona rural, é preciso ter muita atenção à utilização de máquinas agrícolas para a preparação do solo e colheita da safra. É importante observar que esta distância se refere ao engastamento (apoio estrutural que impede os movimentos da estrutura) desses cabos no solo, dos cabos da rede elétrica ou da base dos postes ou torres.

João José Magalhães Soares

O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, destaca que os operadores de máquinas agrícolas devem, antes de iniciar os trabalhos, fazer um mapeamento do local e respeitar uma distância mínima de 1,5 metro em relação às estruturas da rede de distribuição da companhia ou de seus cabos de aço de sustentação e dos cabos de energia.

“É muito importante que o trabalhador conheça bem o local onde irá operar a máquina. Dessa forma, ele vai evitar se surpreender com a rede elétrica e evitar acidentes que podem ser até fatais. Além disso, uma colisão com uma estrutura pode causar transtornos e interromper o fornecimento de energia para outros clientes da região”, afirma João José.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *