App Colab é nova ferramenta de comunicação entre Prefeitura de Itabira e cidadão

Patrícia Guerra, Marco Lage e Gabriel Quintão

Com a proposta de criar um relacionamento direto com o cidadão, a Prefeitura de Itabira lançou terça-feira (31) o aplicativo de gestão colaborativa Colab. A ferramenta é um canal de comunicação para apontar dificuldades encontradas na cidade, além de ser uma oportunidade para que os cidadãos encaminhem à administração pública sugestões para o futuro de Itabira. O aplicativo Colab possibilita que a própria população realize postagens dentro da plataforma sobre as necessidades encontradas no dia-a-dia, ou seja, é uma rede social para a cidadania capaz de dar voz aos cidadãos.

Itabira é uma das 150 cidades do Brasil que aderiu a ferramenta de gestão participativa, como o município mineiro de Juiz de Fora, Teresina, no Piauí, Santo André, em São Paulo, Mesquita, no Rio de Janeiro, além do Governo do Rio Grande do Sul. Dessa forma, o aplicativo pode ser baixado em smartphones com sistema operacional Android e iOS, além de estar disponível também pela internet, no endereço https://www.colab.re/.

Entre as categorias pré-definidas para o envio de posts dos cidadãos, estão temas como entulho na calçada ou na rua, buracos nas vias, iluminação pública, esgoto a céu aberto, poda e retirada de árvore, maus tratos a animais, semáforo quebrado e bueiro entupido ou sem tampa, entre diversos outros. De acordo com o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, o aplicativo é um importante avanço para consolidar a comunicação entre a população e o serviço público. Segundo ele, o Colab é o lugar onde o cidadão fala e a Prefeitura escuta, trazendo a tecnologia como ferramenta para melhorar a democracia.

O assessor de Programas e Metas, Gabriel Quintão, destacou a relevância do aplicativo para mudar a vida das pessoas, uma vez que demandas  poderão ser atendidas de forma rápida e pontual. “Solicitações que podem parecer simples, comuns no dia-a-dia, mas que precisam ser resolvidas para manter a qualidade de vida do cidadão. Isso sim é transformar a vida das pessoas, é dar dignidade”, afirmou o assessor. “O Colab é uma ferramenta que viabiliza uma comunicação ágil, fomenta a participação social e estreita o relacionamento entre o gestor público e o cidadão”, pontua o empresário Gustavo Maia, fundador e CEO da startup que surgiu em 2013.

PPA

A primeira ação realizada pela Prefeitura de Itabira no aplicativo é ouvir o cidadão a respeito de onde e como serão utilizados os recursos públicos durante o governo da atual administração. Para isso, a secretaria de Planejamento e Gestão disponibilizou uma Consulta Pública para validar o Plano Plurianual (PPA). “A consulta pública do PPA é a Prefeitura escutando os itabiranos. Com isso, nós vamos saber quais são as prioridades que o cidadão itabirano espera do nosso governo nos próximos anos. O cidadão vai poder opinar se ele quer mais recursos na saúde,  educação, saneamento básico ou cultura, por exemplo”, afirma secretária de Planejamento e Gestão, Patrícia Guerra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *