Itabira busca alternativas para saneamento básico na zona rural

Nascente

Alternativas viáveis para a melhoria no saneamento básico rural vêm sendo buscadas por agentes públicos de Itabira. Com essa finalidade foi criado um grupo de trabalho formado por representantes das secretarias municipais de: Agricultura e Abastecimento; Meio Ambiente; Obras, Transporte e Trânsito e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Desde junho, os integrantes reúnem-se semanalmente para discutir sobre o abastecimento com água potável e a destinação adequada do esgoto nas propriedades e comunidades rurais.

Uma das propostas abordadas pelo grupo é a elaboração e implantação de um projeto-piloto em parceria com os moradores rurais, utilizando tecnologias e procedimentos simplificados de baixo custo e adaptadas à realidade rural. O trabalho conjunto visa a implantação de um plano abrangente que atenda os objetivos e metas previstos no Plano Municipal de Saneamento Básico, elaborado há alguns anos no município. A ação será desenvolvida em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba.

Fossa Séptica

Esta em andamento diagnóstico das demandas rurais itabiranas e reunindo dados obtidos junto às secretarias municipais de, Saúde e Assistência Social, e do próprio Saae. Também são avaliadas as tecnologias disponíveis e as experiências já implantadas em Itabira e outras regiões. “O trabalho integrado entre as secretarias da Prefeitura e o Saae mostra a sinergia da equipe. É o ponto de partida para os projetos de melhoria da oferta de água de qualidade e do tratamento adequado de esgoto, aumentando a qualidade de vida no campo,” disse o prefeito Marco Antônio Lage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *