A primeira etapa do mutirão de castração animal realizado pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Urbano (SMDU), entre os dias 16 e 19 de agosto, superou em 10% a estimativa das equipes envolvidas. A expectativa era realizar até 240 procedimentos nos quatro dias de mutirão, mas foram atendidos, ao todo, 274 animais, sendo 175 cães e 99 gatos.
Os procedimentos de esterilização e chipagem de cães e gatos contaram com apoio do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi), responsável pela licitação e contratação do Castramóvel da Pets sem Fronteiras. Os animais acolhidos foram previamente cadastrados pela SMS e passaram pela triagem de acordo com o grau de prioridade definido pela legislação.
“A ação se faz necessária para evitar a procriação dos animais, sendo uma política de saúde pública do setor de controle de zoonoses, que faz parte da pasta de Vigilância em Saúde, com o intuito de prevenção das doenças infecciosas transmitidas entre pessoas e animais”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Natália Andrade.
Nos meses de novembro e dezembro serão realizadas as próximas etapas do mutirão de castração. A previsão é de que o atendimento alcance cerca de 800 animais. Será usada a mesma base de cadastro já utilizada para a primeira etapa. A Secretaria Municipal de Saúde fará contato com os tutores antecipadamente para a realização das cirurgias.
Deixe um comentário