Alinhamentos sobre funcionamento da Feira Livre

Mudanças no funcionamento da Feira Livre dos Produtores Rurais de Itabira foram discutidas durante reunião entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e a Associação dos Feirantes e Produtores Rurais de Itabira. Protocolos sanitários recomendados pelo Minas Consciente quanto à prevenção da covid-19, policiamento, reorganização das barracas e adequação de alvarás foram assuntos discutidos. O presidente da  Associação dos Feirantes e Produtores Rurais de Itabira, Geraldo Magela Moreira Duarte, disse que os participantes estão satisfeitos com o funcionamento da feira.

Igor Kelles Lage e Geraldo Magela Duarte

A SMAA foi representada pelo diretor do Serviço de Inspeção Municipal, Antônio Pessoa, e pelo gerente de serviços, Igor Kelles Lage. Conforme regras definidas por Decreto Municipal que regulamenta o funcionamento do evento semanal, ficou confirmada a manutenção das três barreiras sanitárias, exposição dos alimentos embalados, disponibilização de álcool 70%, aferição de temperatura, venda de alimentos e bebidas não alcoólicas prontos (apenas para consumo em casa) e a separação por fita zebrada em frente às barracas.

Mas já a partir da próxima semana, a Associação dos Feirantes e Produtores Rurais passa a responder por tais exigências que vinham sendo cumpridas em maior parte pela SMAA e seus colaboradores. Também foi comunicado aos feirantes que a Feira Livre está sendo avaliada e que eles serão ouvidos durante a elaboração do projeto de reestruturação, tanto no aspecto físico quanto funcional. No próximo ano, também serão feitas modificações a respeito dos Alvarás de Funcionamento, com a previsão de emissão apenas com CPF dos feirantes, adoção de um valor diferenciado para aqueles que vendem exclusivamente na feira e o fim da renovação automática do mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *