Bairro Gabiroba ganha CMEI para atender 200 crianças

Uma antiga demanda da comunidade do bairro Gabiroba acaba de ser atendida pela Prefeitura de Itabira. Após oito anos de espera foi inaugurada nesta quinta-feira (19) a unidade do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Ivone Citi, que irá atender crianças de seis meses a cinco anos de idade. O prefeito Marco Antônio Lage, acompanhado da equipe de secretários municipais, esteve na solenidade que marcou a entrega da obra. A escola conta com uma estrutura moderna, salas coloridas, interativas e multifuncionais, banheiros e refeitório adaptados para os pequenos usuários, além de espaço para recreação e aprendizado.

A área total construída é de 1.433 m² e irá atender cerca de 200 crianças do ensino infantil. O projeto estrutural valoriza a inclusão dos alunos e habilidades lúdicas. O nome do CMEI do Gabiroba foi escolhido para homenagear a professora Ivone Citi, uma alfabetizadora que trabalhou para a comunidade durante 35 anos, sempre com empenho e dedicação. Familiares da professora estiveram na solenidade e receberam a homenagem com muita emoção. Uma das propostas do governo é valorizar a educação e fazer de Itabira uma cidade-pólo nesta área.

Marco Lage

Durante o evento Marco Antônio Lage reafirmou o compromisso da atual gestão de solucionar a demanda por creches em Itabira e garantir qualidade do ensino básico até a universidade. “Esta inauguração é um símbolo da importância que o governo dá para a educação, que é prioridade para nós. Temos um déficit de 1200 vagas em creche na cidade. É um número muito alto pela posição econômica de Itabira, e por isso estamos retomando obras paradas há cinco, oito anos. Vamos inaugurar em breve mais três CMEIs, totalizando mais de 800 vagas. Até o próximo ano, pretendemos zerar esse déficit com ensino de qualidade”, analisou o prefeito.

Luziene Aparecida Lage

Além da construção das novas CMEIs, já está em andamento o projeto para reforma das escolas municipais e espaços de lazer. De acordo com o Chefe do Executivo Municipal, um novo modelo de educação deve ser implantado em Itabira onde será adaptado não só o espaço físico, mas também a estrutura pedagógica. “É necessário uma amplitude no ponto de vista da formação das crianças de zero a cinco anos, fase tão importante onde o cérebro desenvolve mais de 80%. Este é um grande trabalho da Secretaria Municipal de Educação (SME), juntamente com outras secretarias, para que a educação esteja em um patamar elevado e garanta um futuro próspero para a nossa cidade”, concluiu Marco Antônio Lage.

Emanuelle Lourenço

“A gente precisa resgatar essa educação de qualidade da cidade e aqui nesse CMEI Gabiroba, nós estamos com condições estruturais para atender as crianças. É um espaço de vivência, de aprendizagem, de troca, enfim, de fazer acontecer realmente o direito à educação”, analisou a secretária Municipal Luziene Aparecida Lage. Os pais de crianças do bairro Gabiroba e região agora têm um espaço seguro e de qualidade para os filhos iniciarem a aprendizagem. A dona de casa Emanuelle Graziele Lourenço já garantiu a vaga do filho Henrique, de quatro anos. “O sentimento é de alegria e felicidade que o meu filho vai voltar para a escola de novo, reencontrar as professoras, amigos. Gostei muito do lugar, ficou perfeito”, afirmou a mãe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *