Uma antiga demanda da comunidade do bairro Gabiroba acaba de ser atendida pela Prefeitura de Itabira. Após oito anos de espera foi inaugurada nesta quinta-feira (19) a unidade do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Ivone Citi, que irá atender crianças de seis meses a cinco anos de idade. O prefeito Marco Antônio Lage, acompanhado da equipe de secretários municipais, esteve na solenidade que marcou a entrega da obra. A escola conta com uma estrutura moderna, salas coloridas, interativas e multifuncionais, banheiros e refeitório adaptados para os pequenos usuários, além de espaço para recreação e aprendizado.
A área total construída é de 1.433 m² e irá atender cerca de 200 crianças do ensino infantil. O projeto estrutural valoriza a inclusão dos alunos e habilidades lúdicas. O nome do CMEI do Gabiroba foi escolhido para homenagear a professora Ivone Citi, uma alfabetizadora que trabalhou para a comunidade durante 35 anos, sempre com empenho e dedicação. Familiares da professora estiveram na solenidade e receberam a homenagem com muita emoção. Uma das propostas do governo é valorizar a educação e fazer de Itabira uma cidade-pólo nesta área.
Durante o evento Marco Antônio Lage reafirmou o compromisso da atual gestão de solucionar a demanda por creches em Itabira e garantir qualidade do ensino básico até a universidade. “Esta inauguração é um símbolo da importância que o governo dá para a educação, que é prioridade para nós. Temos um déficit de 1200 vagas em creche na cidade. É um número muito alto pela posição econômica de Itabira, e por isso estamos retomando obras paradas há cinco, oito anos. Vamos inaugurar em breve mais três CMEIs, totalizando mais de 800 vagas. Até o próximo ano, pretendemos zerar esse déficit com ensino de qualidade”, analisou o prefeito.
Além da construção das novas CMEIs, já está em andamento o projeto para reforma das escolas municipais e espaços de lazer. De acordo com o Chefe do Executivo Municipal, um novo modelo de educação deve ser implantado em Itabira onde será adaptado não só o espaço físico, mas também a estrutura pedagógica. “É necessário uma amplitude no ponto de vista da formação das crianças de zero a cinco anos, fase tão importante onde o cérebro desenvolve mais de 80%. Este é um grande trabalho da Secretaria Municipal de Educação (SME), juntamente com outras secretarias, para que a educação esteja em um patamar elevado e garanta um futuro próspero para a nossa cidade”, concluiu Marco Antônio Lage.
“A gente precisa resgatar essa educação de qualidade da cidade e aqui nesse CMEI Gabiroba, nós estamos com condições estruturais para atender as crianças. É um espaço de vivência, de aprendizagem, de troca, enfim, de fazer acontecer realmente o direito à educação”, analisou a secretária Municipal Luziene Aparecida Lage. Os pais de crianças do bairro Gabiroba e região agora têm um espaço seguro e de qualidade para os filhos iniciarem a aprendizagem. A dona de casa Emanuelle Graziele Lourenço já garantiu a vaga do filho Henrique, de quatro anos. “O sentimento é de alegria e felicidade que o meu filho vai voltar para a escola de novo, reencontrar as professoras, amigos. Gostei muito do lugar, ficou perfeito”, afirmou a mãe.
Deixe um comentário