Mutirão para emissão de mil carteiras de identidade em Itabira

A Câmara Municipal de Itabira, em parceria com a Polícia Civil, realiza a partir do dia 16 de agosto um mutirão para que a população possa tirar a carteira de identidade, tanto a primeira quanto a segunda via do documento. Ao todo serão emitidas mil carteiras de identidade. Desse total, 500 documentos serão emitidos pelo Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) do Legislativo. O restante será emitido pela Delegacia de Polícia Civil de Itabira.

Para participar do mutirão será necessário agendamento prévio online. Quem agendar o serviço e não comparecer ficará bloqueado, automaticamente, no sistema pelo prazo de 30 dias. Poderá emitir a segunda via da carteira de identidade quem tiver a fórmula datiloscópica (digitais) cadastrada no sistema. Quem não tiver o registro terá as digitais coletadas na hora do atendimento. Nesse caso, as digitais serão coletadas para que a fórmula seja enviada para o Instituto de Identificação da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais.

É imprescindível o uso de máscara no dia agendado para emitir o documento. “Desde o início do ano temos trabalhado muito para que esse mutirão acontecesse. O documento de identidade é um direito à cidadania, serve como a identificação individual entre as demais pessoas. Possibilitar a correta individualização da pessoa é permitir que ela seja reconhecida no mundo”, destacou o presidente do Legislativo, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB).

O agendamento será exclusivamente online, através do sistema do governo estadual, por meio do site cidadao.mg.gov.br ou pelo aplicativo MG app Cidadão, a partir do dia 9 de agosto, com início às 12h. Com a conta criada, basta acessar o painel do site e procurar, do lado esquerdo da tela, a opção “emissão de carteira de identidade”. Não há a cobrança de nenhuma taxa para o agendamento nos canais oficiais, exceção da segunda via.

Nos casos de furto e roubo, o cidadão está isento dessa tarifa mediante apresentação do Boletim de Ocorrência com no máximo 30 dias após o fato ocorrido e desde que esteja registrado de forma explícita, o furto ou roubo do documento de identidade. A emissão da Carteira gratuita em casos cuja renda familiar mensal per capita seja de até meio salário mínimo ou a renda familiar mensal total seja de até três salários mínimos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *