Campeonato Amador poderá ser realizado sem acesso do público

A Liga Itabirana de Futebol Amador (LIFA) se reuniu quarta-feira (4) com a gestora da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), Natália Lacerda de Faria. Ela estava acompanhada do diretor de Lazer e Mobilização da Juventude, João Mário de Brito. Pela entidade esportiva, o presidente  Ricardo Freitas, e os diretores Silvio Andrade, José Antônio Fernandes “Doré” e Lucas Fernandes. “Tivemos dois encontros anteriores e em um deles, ela, gentilmente, disse que nos faria uma visita para conhecer a estrutura de nossa sede e alinharmos as futuras ações para o futebol amador de nossa cidade” disse Ricardo de Freitas.

Ainda de acordo com ele, há receio sobre os atletas amadores há mais de um ano sem atividades, e a necessidade urgente de manutenção nos campos de várzea. “É uma situação dificílima, pois com os campeonatos acontecendo, já havia a dificuldade financeira, mas sempre aparecia um patrocinador, agora, sem renda nenhuma, os clubes passam por situação complicada e a LIFA não foge desta situação”, disse o presidente. Estudos estão em andamento para o retorno dos jogos em campos fechados, devido a dificuldade em manter o controle de público, isso impede a realização em espaços abertos.

A LIFA vai entrar em contato com os presidentes destes clubes para, juntos, analisarem a cessão dos espaços para a realização do Amador. “Temos alguns campos que podemos utilizar para realizar o campeonato restrito ao público, mas acredito que muitos times irão querer participar, daí a necessidade de contarmos com a colaboração dos presidentes de agremiações recreativas para utilizar seus campos, mas tudo isso será analisado e conversado com eles,” revelou. A SMELJ tem interesse na realização do Campeonato Amador.

“A LIFA precisa manifestar seu interesse, apresentando um projeto, com planilha orçamentária, para apreciação, aprovação e elaboração do Termo de Fomento, peças fundamentais para obtenção dos recursos que irão viabilizar o campeonato. A Liga foi a primeira entidade que eu me reuni. Assim como o prefeito, eu tenho um desejo enorme em fortalecer, reativar, reviver o futebol amador aqui pra Itabira, afinal, Itabira respira o futebol amador e não temos como negar isso. Sei que estamos em um momento pandêmico, que todos os nossos planos podem mudar, mas me lembro que em nosso primeiro encontro antes não tínhamos nenhuma perspectiva para realização do campeonato” apontou a secretária municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *