Desobstrução da rede pluvial como medida preventiva à época das chuvas

A Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT), em parceria com a Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), promove força-tarefa para desentupir as redes pluviais para drenagem das águas das chuvas. A ação já limpou mais de 20 bueiros e bocas de lobo que estavam preenchidas de entulho e lixo. De acordo com o gestor da SMOTT, José Maciel Paiva, o programa de limpeza das bocas de lobo é importante para que no período das chuvas a água passe pelo caminho correto e não cause danos na pavimentação, encostas e moradias.

“Nós da Secretaria de Obras normalmente enfrentamos nas épocas de chuvas uma série de intervenções necessárias de urgência nos bairros da cidade por conta da drenagem pluvial que não está funcionando adequadamente. Hoje nós temos uma grande quantidade dessas redes entupidas com lixo, detritos, terra e entulhos. Há ainda sistemas danificados e bocas de lobo com as tampas quebradas. Isso faz com que o lixo caia com mais facilidade para dentro da rede prejudicando-a”, comenta o secretário.

Ainda de acordo com Maciel, nos períodos de chuvas a força da enxurrada causa danos maiores quando os bueiros estão entupidos e os reparos corretivos acabam onerando os cofres públicos, além de todo o transtorno causado à população. “Nós vamos começar nos próximos dias uma campanha de conscientização da população a respeito do descarte do lixo na rua que leva ao entupimento da rede de drenagem. Intensificamos essa campanha no período de seca para prevenir estragos durante as chuvas, porém é uma conduta que precisa ser adotada durante todo o ano”, acrescenta.

A limpeza dos bueiros já foi realizada em locais como a avenida José Marcos de Almeida, no bairro Eldorado; rua Candidópolis, no Água Fresca; rua Cassimiro, no bairro Machado; estacionamento do Cemitério da Paz; rua dos Contabilistas, no bairro Gabiroba; avenida João Soares da Silva, na Penha; rua Begônia; avenida Cristina Gazire, no Praia; e rua Hidemburgo Gonçalves, no Fênix. Além do mais, foi necessário o desentupimento da boca de lobo na rua João Camilo de Oliveira Torres, no Juca Rosa, entre outras intervenções.

“A Secretaria de Obras vai cuidar das redes de drenagem e eventualmente executar outras que estão precárias. Essa campanha será contínua, apesar de ser invisível, porque não é uma obra que aparentemente é vista. Muitas vezes os bueiros são limpos e as pessoas não sabem e essa limpeza é necessária para a estrutura básica da cidade”, destaca Maciel Paiva. De acordo com o secretário, um cronograma com a limpeza dos bueiros será divulgado em breve pela pasta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *