Itabira beneficiada em parceria para recuperação de estradas rurais

A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG), assinam acordo histórico de parceria para pavimentação, com rejeitos de minério de ferro, de estradas vicinais das cidades históricas em que a mineradora Vale tem atuação. Serão 13 municípios beneficiados pela parceria neste primeiro momento, sendo que as estradas a serem pavimentadas foram indicadas pelas prefeituras, considerando sempre a ligação a atrativos turísticos e históricos. Essa iniciativa visa à sustentabilidade nas cidades mineradas, a viabilidade de acesso aos seus atrativos e a ligação de distritos e povoados.

Itabira está entre os municípios beneficiados e as estradas indicadas, com a estrada vicinal que liga o distrito de Ipoema ao de Senhora do Carmo; e o município de Itambé do Mato Dentro, em um total de 16 quilômetros. Além da pavimentação da estrada que liga Ipoema à comunidade de Serra dos Alves, que se localiza o Parque Estadual Mata do Limoeiro. Com essa iniciativa a Vale tem buscado dar uma utilização mais adequada aos resíduos produzidos pela atividade minerária, em favor de políticas que possam favorecer, incentivar e promover ações de diversificação econômica, sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento do turismo nas cidades históricas mineiras.

“Essa é uma ação concreta de fomento ao turismo, resgate histórico, sustentabilidade, e desenvolvimento de nossas cidades. Isso vem no momento em que o turismo doméstico será um importante seguimento de geração de emprego, renda e oportunidades em nossas cidades no pós-pandemia, que contarão agora com mais esses atrativos e acessos, devidamente instalado para dar conforto, segurança e uma melhor recepção aos turistas que visitarem as cidades históricas de Minas Gerais. Temos muito que comemorar”, disse com convicção Wirley Reis, o presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *