Prefeitura de Itabira busca nova área para instalar Centro Socioeducativo

A Prefeitura de Itabira trabalha no levantamento de áreas que poderão ser apresentadas ao Governo de Minas Gerais para abrigar o Centro Socioeducativo. O primeiro terreno indicado, na região do bairro Ribeira de Cima, não poderá receber a obra. Isso porque, segundo a Vale, proprietária do imóvel, a área é de uso restrito para conservação ambiental perpétua.

Marco Lage

O terreno de 20 mil m², visitado na semana passada por uma comitiva da Prefeitura e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi apresentado pela Vale às autoridades ambientais como compensação florestal referentes a empreendimentos da mineradora, segundo determinação da Lei da Mata Atlântica.

Ainda de acordo com a empresa, já foi assinado termo de compromisso e já está averbada na matrícula do imóvel a finalidade que consiste na retirada de espécies exóticas, plantio e enriquecimento com espécies nativas e todas as atividades de silvicultura necessárias para a implantação e manutenção de uma floresta nativa.

Itabira informou à Sejusp sobre a indisponibilidade e que já levanta outras áreas junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. O imóvel precisa atender às especificidades apontadas pelo Estado quanto a infraestrutura e ter capacidade para abrigar o Centro Socioeducativo com 90 vagas. Serão 70 vagas para internos e 20 para semiliberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *