PSOL cria em Itabira, núcleo Newton Baiandeira

Com o objetivo de fortalecer a organização e luta de diferentes grupos, coletivos e indivíduos que atuam para a transformação da sociedade está sendo formado em Itabira o núcleo Newton Baiandeira do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade). Sua criação se deu em evento virtual realizado no dia cinco de julho de 2021, com a presença de filiados no PSOL de Itabira, e convidadas. Este nome é uma homenagem ao músico, compositor e poeta itabirano que marcou a cidade com a sua produção cultural riquíssima e com críticas sociais, como na música “O trem que leva minas”, sobre impactos da mineração.

“Newton Baiandeira foi defensor da justiça social, solidariedade, igualdade, da luta contra o preconceito e contra tudo de ruim que tem aflorado no país nos últimos tempos, como o descreve Nayara Villar, filha do compositor, ao agradecer a homenagem ao seu pai,” está em comunicado para a imprensa. Este núcleo é composto por representantes das Pastorais Sociais da Igreja Católica, lideranças comunitárias das periferias e da resistência à mineração, dos coletivos feministas e antirracistas, e professores em diversos níveis de educação, além de artistas, produtores culturais, servidores públicos, profissionais liberais e pequenos empreendedores.

“A diversidade e a garra na luta por uma Itabira sem opressões são a marca dos grupos que formam o Núcleo Newton Baiandeira do PSOL Itabira,” citou em nota. A reunião ocorreu em uma conjuntura de mobilizações de rua, contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. “A política bolsonarista tem aumentado o desemprego e o custo de vida da população brasileira, além de ser diretamente responsável pela morte de mais de meio milhão de brasileiros na condução da saúde pública durante a pandemia,” esclarece informativo do PSOL.

Em Itabira, a luta também se relaciona aos impactos da mineração, e a proposta da Vale em retirar moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vista, próximos a barragem Pontal. Trata também da poluição ambiental, especialmente atmosférica, que causa problema de saúde respiratória, e a falta d’água. “As entidades e grupos políticos tradicionais de Itabira estão silenciados sobre estes problemas de ordem nacional e pouco faz para tratar dos problemas itabiranos,” afirma em nota.

Os membros do movimento questionam falta de planejamento em alternativas econômicas. “Precisamos debater alternativas econômicas para Itabira que tenham base solidária, ecológica, socialista e que partam das experiências e organizações populares. Neste sentido, é urgente e necessária a formação de um programa político que promova mudanças profundas na sociedade Itabirana, é com este objetivo que o Núcleo Newton Baiandeira do PSOL de Itabira foi fundado,” finaliza. Para ingressar no núcleo é necessário preencher o formulário, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *