A pandemia acelerou a digitalização de produtos, aumentando assim a concorrência entre várias empresas. Nesse cenário, os investimentos para atrair consumidores são fortes e, muitas das vezes, os empreendedores se vêem em um dilema sem saber se o cliente pode voltar ou não. Assim, adotar um tipo de programa de fidelização é essencial. Trata-se basicamente do acúmulo de pontos e a possibilidade de trocas por algum produto ou serviço oferecido ao consumidor.
Para o empresário e especialista em negócios Diego Arruda, a principal vantagem dos programas de fidelização está ligada à gestão do negócio. “Antes, o que era somente utilizado por companhias aéreas (tanto que nasceu o termo milhas), hoje está sendo explorado no varejo. Cada vez mais lugares estão aderindo ao programa de fidelização e o cliente atual gosta de ter vantagens em suas compras, seja com cupons de desconto, pontos resgatáveis, recompensas e ofertas especiais”, disse.
Outra vantagem, de acordo com o especialista, está ligada às companhias aéreas e a possibilidade de emissões de passagens. “Os programas também facilitam a personalização de ofertas, possibilitando direcionamento para cada perfil de consumidor”, completa. Recente levantamento da Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) revelou que, no último trimestre de 2020, o número de pontos/milhas emitidos e resgatados registrou um aumento de 23%.
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