Estado e município confirmam que vacinas vencidas não chegaram a Itabira

A Prefeitura de Itabira, e o Estado de Minas Gerais publicaram esclarecimentos sobre lote de vacinas vencidas. O material oficial afirma que o imunizante não chegou a ser usado na cidade. “A respeito de divulgações feitas em mídias nacionais e locais, a Prefeitura de Itabira esclarece que não procede a informação de que aplicou vacinas sem validade no município,” afirmou em nota.

Na sexta-feira (2) Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez a checagem junto ao Sistema de Informações, do Programa Nacional de Imunizações (PNI). As doses do imunizante AstraZeneca apontadas como fora da validade, referentes ao lote 4120z005, foram aplicadas dentro do prazo. A primeira dose, dois meses antes do vencimento; e a segunda dose, pertence ao lote 213vcd001w, sem qualquer problema no vencimento. As informações equivocadas foram corrigidas no Ministério da Saúde (MS).

Estado

A Gerência Regional de Saúde (GRS) unidade Itabira, apresentou a versão esclarecida pelo Governo do Estado. “A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que as vacinas recebidas do Ministério da Saúde foram distribuídas e entregues aos municípios mineiros dentro do prazo e com prazo de administração anterior à data de vencimento. A SES-MG realiza um rigoroso protocolo de conferência de todos os imunizantes antes de enviar para as 28 GRSs,” diz a nota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *