O Facilita, moeda digital de Itabira, criada através da Lei 5.271, do dia cinco de maio, denominada oficialmente como “Política Pública Municipal de Combate à Pobreza e Geração de Renda.” Entre as ações, visa a transferência de renda básica. O programa será disponibilizado para a população em vulnerabilidade social através de um cartão.
Os comerciantes interessados em receber este cartão serão cadastrados no programa. A concessão do benefício será feita mensalmente, em caráter financeiro para aquisição direta, na rede credenciada de estabelecimentos comerciais do município, dos seguintes itens: gêneros alimentícios, produtos de higiene pessoal e de limpeza e gás de cozinha.
Não serão permitidos, uso para aquisição de: bebidas alcoólicas, cigarros e congêneres. A política pública de combate à pobreza visa ainda fomentar uma rede local de comércio solidário; realizar programas, projetos, cursos e capacitações aos beneficiários, com intenção de superar as desigualdades econômicas e sociais embasadas no empreendedorismo social e na economia solidária; e a promoção da empregabilidade.
O planejamento é de que cerca de R$ 30 milhões sejam injetados na economia local em quatro anos. Quem não está cadastrado e está em situação de vulnerabilidade social poderá fazê-lo posteriormente, em data a ser divulgada pela pasta. A prefeitura atualizará constantemente os cadastros das famílias em vulnerabilidade.
Deixe um comentário