Começaram, nesta quarta-feira (23), as palestras do “Primeiro WebFórum sobre a política de esporte e lazer” da Prefeitura em parceria com o Centro Universitário Una-Itabira. O primeiro tema abordado foi “Desafios e perspectivas dos municípios para estabelecimento de parcerias público-privadas do setor do Esporte e Lazer”, com a mestre Rejane Penna Rodrigues, ex-gestora da Prefeitura de Porto Alegre (RS) e do extinto Ministério do Esporte.
Além da palestrante, participaram do bate-papo o prefeito Marco Antônio Lage, a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Natália Lacerda, e o professor e coordenador da área da Saúde e Pedagogia da Una, Ubiratan Pouzas. A palestra completa está disponível no canal da Prefeitura no Youtube. Durante a conversa, Rejane Rodrigues, que acompanhou por mais de quatro décadas as mudanças ocorridas no cenário esportivo do país, reforçou a importância do setor na garantia da cidadania, na promoção da inclusão social e na busca por qualidade de vida.
“A construção da visão de cidadania deve ser pensada como oportunidade de aproximação com a comunidade, valorizando a construção de um processo coletivo e realmente participativo. Dessa forma o cidadão se envolve e participa do processo, ele atua. A participação popular no desenvolvimento de políticas públicas contribui para ampliar as articulações e mobilizações em conjunto com o poder público. Ela vai muito além só das atividades esportivas, contribui para o desenvolvimento humano e social do sujeito”, destacou a palestrante.
Para o prefeito Marco Antônio Lage, é grande a expectativa em relação à nova jornada do esporte e lazer em Itabira. “Trabalhar os temas deste fórum significa que estamos construindo um modelo de desenvolvimento socioeconômico junto ao esporte. Com isso, vamos construir políticas públicas envolvendo a participação da sociedade civil. A partir desse modelo, confiamos em uma secretaria que é profissional, investe em planejamentos e metas”, destacou o prefeito.
Segundo o representante da Una-Itabira, Ubiratan Pouzas, é de grande responsabilidade participar da construção e produção do evento on-line, já que o momento se configura como um dos mais importantes para o esporte e lazer. “O esporte e lazer são essenciais para a formação do ser humano, a gente percebe a fragilidade de certas políticas públicas que precisam ser aprimoradas. Ressalto o quão é necessária a participação do Conselho Municipal de Esportes nesses debates, uma vez que cada representante traz um tema relevante”, finalizou o professor.
Deixe um comentário