Vereadores fiscalizam obra atrasada da Unifei

O aumento da estrutura física dos prédios de extensão da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus Itabira foi alvo de fiscalização sem aviso prédio dos vereadores da Câmara Municipal, dia 21 de junho. Capitaneados pelo presidente Weverton Andrade “Vetão,” os parlamentares conheceram todo canteiro de obras, com apenas 14% a 15% no planejamento de execução concluído, a metade prevista após 13 meses de intervenção. O prazo total previsto em contrato é de dois anos.

Weverton Andrade “Vetão”

“O Poder Legislativo em sua integralidade, com exceção de Júlio César Araújo ‘Contador’ por força maior, vieram acompanhar as obras da Unifei. A diversificação econômica passa pela Universidade projetada para dez mil alunos, gerando perto de 250 milhões em circulação em nosso município. As obras estão em atraso em mais de um ano de contrato, e apenas 14% concluído, como foi confirmado pelo Secretário de Obras, ou seja, um atraso considerável. A Câmara está preocupada com o destino da Unifei”, disse Vetão.

São R$ 100 milhões de investimentos da mineradora Vale, e a contrapartida da Prefeitura de Itabira R$ 10 milhões. In loco os parlamentares verificaram o andamento das obras, e ouviram da gestão da própria Unifei a ansiedade para entregar a conclusão da extensão no campus, o que pode impactar na proposta de receber cinco novos cursos: matemática tecnológica, engenharia civil, ciências da computação, administração de empresas, e engenharia eletrônica. Ainda não há previsão para a instalação do curso de medicina.

José Maciel Duarte Paiva

“As três contratadas para executar a obra vem acumulando atrasos desde o início do contrato, e houveram algumas repactuações no final de 2020. São em média 15% de avanço físico, e deveria estar com 30%. A Prefeitura de Itabira está verificando quais são os gaps (lacunas), para tomar as devidas precauções para que não se avolume. Temos que seguir o ritmo do contrato que prevê penalidades, até mesmo a rescisão, em caso extremo”, explicou o secretário de Obras, Transportes e Trânsito, José Maciel Duarte Paiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *