Equipamentos reforçam estrutura de atendimento para casos da covid-19

Itabira recebeu dez ventiladores pulmonares, também chamados de respiradores, para atender os pacientes diagnosticados com a covid-19 que desenvolverem os sintomas mais críticos da doença. Os aparelhos foram adquiridos pela mineradora Vale e entregues à Prefeitura na tarde desta sexta-feira (18), durante solenidade na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com a doação, será possível montar dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município.

Estiveram presentes o prefeito Marco Antônio Lage; a secretária municipal de Saúde, Luciana Carmem Sampaio; o gerente-executivo da Vale – Complexo Itabira, Daniel Daher Júnior; o analista de Relacionamento Institucional, Luiz Augusto Moysés Magalhães; os vereadores Bernardo de Souza Rosa, Carlos Henrique de Oliveira e José Júlio Rodrigues, além de integrantes do Conselho Municipal de Saúde e servidores da SMS. Também foi convidado a participar da solenidade o vereador de Betim, Rony Martins, que veio a Itabira para visitar o prefeito.

Daniel Júnior ressaltou a união entre a mineradora e a Prefeitura. “Desde que Marco Lage assumiu, construímos essa parceria e aqui a gente reafirma que nossa prioridade é sempre a vida e a segurança das pessoas aqui em Itabira. No pico da pandemia, ele nos pediu apoio e conseguimos leitos de UTI para que a cidade conseguisse sair daquele momento crítico. Agora que tivemos uma redução, estamos nos preparando para uma possível terceira onda. Essa doação é para que o município possa se preparar e deixar leitos prontos, caso venha a ter necessidade”, explicou.

Representando a Câmara, Bernardo Rosa parabenizou a iniciativa da Vale e acrescentou: “todos nós estamos zelando pela vida e pela saúde das pessoas. O governo Marco Antônio tem zelado pela sociedade e nós da Câmara temos trabalhado no sentido de propiciar aos cidadãos itabiranos uma vida melhor, com dignidade”. Marco Lage afirmou que os equipamentos serão fundamentais para continuar a jornada de combate à pandemia na cidade. Ele explicou que a definição quanto ao hospital que receberá os equipamentos e os novos leitos de UTI Covid-19 está em estudo pela SMS.

“Neste momento de pandemia, apreensão e medo, Itabira está se preparando cada vez mais para enfrentamento às crises, principalmente a da Covid-19. Estamos em um momento de muita preocupação, pois nossa taxa de transmissão voltou a subir. Vale tem sido parceira desde o primeiro momento que foi chamada. Com ela, estamos construindo um relacionamento de cogestão das áreas de saúde e social, além das questões econômicas com as quais a empresa se conecta com nossa cidade,” disse Marco Lage.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *