As 32 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) de Itabira abriram nesse sábado (19), de 8h até as 17h, para o dia D da campanha de imunização contra o coronavírus. As pessoas que procuraram a vacina contra a gripe tiveram agendamento realizado para outra data. O prefeito Marco Antônio Lage, de 57 anos, faixa etária contemplada nessa etapa, recebeu a dose do imunizante contra a covid-19 na Unidade Básica de Saúde instalada na vila Santa Rosa.
“Sou mais um cidadão vacinando, mostrando que a imunização está avançando em nossa cidade. Para que com a população protegida Itabira possa definitivamente voltar a esse novo normal. Essa semana a taxa de retransmissão subiu novamente e foi para 1,08%, preocupante porque mostra que o vírus continua circulando. Felizmente não temos um colapso hospitalar”, disse Marco Lage.
Dia 18 de junho, dez novos respiradores pulmonares foram doados pela mineradora Vale. Esses equipamentos serão usados para a instalação de novos leitos de terapia intensiva. Atualmente são 38 unidades, 22 no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), e 16 no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). A oferta de leitos para pacientes mais graves é fator determinante para manter Itabira na onda verde do programa Minas Consciente.
“Estamos preparados para uma exigência maior de leitos covid-19, ainda que a população de 60 anos ou mais está vacinada, a maioria inclusive com a segunda dose. A situação da pandemia ainda é muito preocupante no Brasil, e nossa cidade precisa manter os protocolos do comércio, nas atividades de grande fluxo de pessoas. E torcer que as cepas mais resistentes e graves não cheguem aqui, para retornarmos com as atividades de educação, lazer e esporte”, alegou Marco Lage.
Deixe um comentário