Cinemateca incentiva hábito da leitura para alunos da Escola Nico Andrade

Alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Nico Andrade, em Itabira, foram contemplados com o projeto “Cinemateca Escola & Vida”. Os materiais foram patrocinados por uma empresa particular que fornece serviços para indústrias e possui escritório na cidade. A entrega foi feita na quinta-feira (17) por um grupo que realiza projetos culturais e fez a intermediação entre a empresa e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).

A escola possui 230 alunos no segmento da Educação Infantil e foi selecionada por sua localização, pois poderá abranger unidades de ensino e creches da região. A unidade de ensino recebeu aparelho projetor, home theater com controle remoto, tela de projeção, 150 livros (inclusive em Braille) e 40 DVDs. Também foi entregue uma estrutura para exposição dos exemplares e projeção dos vídeos, cujo telhado foi construído com papel reciclado.

Rosana Almeida Pereira Oliveira

A diretora da escola, Rosana Almeida Pereira Oliveira, ressaltou a importância do incentivo à leitura. “Os benefícios para a Educação Infantil são infinitos, porque o mundo da leitura desperta a imaginação e o cognitivo. Quando a criança descobre este mundo de encantamento, agrega uma infinidade de conhecimentos. Quando ela associa prazer à aprendizagem, o estudo é muito melhor”.

Luziene Aparecida Lage

Quando as aulas presenciais retornarem, a cinemateca poderá ser utilizada por todas as creches e escolas da rede municipal que oferecem a Educação Infantil, mediante agendamento. “As crianças terão o prazer de degustar um mundo de magia e encantamento, com vários livros e cinema. É essencial incentivá-las a adquirirem o hábito da leitura desde cedo, mostrando que ler pode ser um grande prazer. Com certeza, essa cinemateca fará a diferença na vida de nossos alunos”, destacou a secretária municipal de Educação, Luziene Aparecida Lage.

Angélica Nascimento

A representante do grupo de projetos culturais, Angélica Nascimento, explicou que as ações são desenvolvidas por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo/ Secretaria Especial de Cultura, em parceria com empresas privadas. “Todos os nossos projetos são voltados para a educação e para a cultura, justamente para disseminá-las a quem não tem acesso fácil. Sabemos quantas realidades diferentes temos no Brasil. É muito importante saber que a escola estará aberta para acolher outras escolas e creches, atingindo mais crianças do que a expectativa que tínhamos”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *