Vereador quer celeridade na implantação de radioterapia

Acelerador linear

Em indicação apresentada no plenário da Câmara, o vereador Marcelino Guedes solicita implantação do serviço de radioterapia no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), com mais celeridade. A reunião ocorreu dia nove de junho. “Tivemos mais uma reunião com o provedor do Hospital, Márcio Labruna e o coordenador de projetos, Edmilson Brandão, para tratarmos sobre a implantação da radioterapia no município,” disse o legislador.

Marcelino, Labruna e Edmílson

Atualmente, Itabira está inserida no Plano de Expansão da Radioterapia, evitando deslocamento de pacientes para grandes centros, e recebendo pessoas para tratamento do câncer no HNSD. “A situação atual é que o projeto segue aguardando os trâmites no Ministério da Saúde que é o órgão gestor, no entanto, encontra-se em fase de elaboração de estudos preliminar,” revela o parlamentar.

O valor do acelerador linear para realização do procedimento custa atualmente cerca de nove milhões de reais, valor custeado pelo Governo Federal. “Na medida em que a obra avançar, o aparelho passa a ser montado em Jundiaí (SP). E só podendo ser instalado na cidade, após a construção de um bancker para receber o acelerador linear, o equipamento é necessário devido a radiação que o equipamento emite,” disse Marcelino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *