No Estado, 1ª dose da vacina foi aplicada em 72% do grupo prioritário

Com 7,9 milhões de vacinas contra a covid-19 aplicadas no estado, 72% dos mineiros dos grupos prioritários já receberam a primeira dose e 34%, a segunda. A análise é da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), conforme dados do Vacinômetro disponibilizados até 11 de junho. A maior cobertura é do grupo de trabalhadores em saúde. Destes, 80% estão imunizados, sendo que 100% receberam pelo menos a dose um.

Em seguida, estão os idosos acima de 60 anos, sendo 56% deles com o esquema vacinal completo e 97% vacinados com a primeira dose. O intervalo mínimo de aplicação entre as doses vai de 15 dias, para CoronaVac, até 12 semanas para Pfizer e AstraZeneca. O avanço da vacinação também impactou positivamente nas internações e óbitos. Entre os dias 17 e 23 de janeiro deste ano, 84% das mortes eram de idosos com mais de 60 anos. No último levantamento, entre os dias 30 de maio e seis de junho, este número caiu para 46%.

Os casos de internações devido ao agravamento pela doença também diminuíram nessa faixa etária no mesmo período: de 65% para 28% das internações. A queda na proporção de óbitos e internações está diretamente relacionada ao aumento da cobertura vacinal no estado. “Um quarto dos mineiros já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19. A nossa meta é que, entre outubro e dezembro, todas as pessoas em Minas Gerais, acima de 18 anos, já tenham recebido pelo menos a primeira dose,” disse o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *