Sem óbitos relacionados a pandemia no Boletim Epidemiológico no dia nove de junho, Itabira corre risco de mudar de classificação do programa Minas Consciente. Há três semanas na faixa amarela, com ocupação de leitos covid-19 para pacientes mais graves (71%) e taxa de retransmissão (RT) em alta, é possível que a cidade entre na onda vermelha, já no próximo final de semana.
A avaliação do Comitê Estadual Covid-19 ocorre às quartas-feiras, com validade no sábado na mesma semana. Conforme dados da Universidade Federal de Itajubá, extensão Itabira (Unifei) responsável pela aferição do RT, Itabira atingiu um dos patamares mais altos da proliferação da doença: 1,14. Acima do teto de 1% é preconizado realocar para a etapa menos restritiva do Minas Consciente.
O percentual do RT significa que a cada mil infectados, 1011 pessoas tiveram contato com o vírus. No informativo mais recente, subiram em 63 o número de casos positivos para o coronavírus, e mais 10 pessoas passaram a ser monitoradas. Segundo o documento, 61 pessoas se recuperaram da enfermidade. O índice geral de pessoas que passaram por complicações da doença está em 97%.
Deixe um comentário