Definido: 1º Flitabira começa em junho

Afonso Borges

Depois de anos de planejamento e sonhos, chega a Itabira, via Instituto Cultural Vale, o 1º Festival Literário Internacional de Itabira, o Flitabira, realizado pelo jornalista Afonso Borges, criador do “Sempre Um Papo” e do Fliaraxá (Festival Literário de Araxá) que já está em sua 10ª. Edição. Para dar início às atividades, o Flitabira foi ouvir a comunidade, em um convite no qual agentes culturais, moradores, intelectuais, jovens e adultos deram um depoimento sobre a cidade, suas características, sua história e dia a dia.

Thiago SKP

“Estamos conversando com os itabiranos para deslocar o eixo de conteúdo das atividades do Festival em direção ao desejo dos cidadãos e cidadãs. Por meio da escuta, o Flitabira pede licença para entrar na cidade, como manda a boa educação”, diz o diretor-presidente da Associação Cultural Sempre Um Papo, realizadora do festival, Afonso Borges. As atividades começam no dia 17 de junho, quinta-feira, com a postagem nas diversas redes sociais e de informação do Festival, os vídeos-depoimentos.

Altamir Barros

Entre os primeiros depoimentos que irão ao ar pelos canais na web do Flitabira estão nomes como Altamir Barros, idealizador do Memorial Carlos Drummond de Andrade em Itabira e que participou da criação do jornal “O Cometa Itabirano”. Lúcio Vaz Sampaio que contribuiu na organização do Serviço de Saúde Mental pela Diretoria Regional de Saúde do Estado de Minas Gerais e pela Prefeitura de Itabira, além de auxiliar na criação do “O Cometa Itabirano”.

Max Sandro

Max Sandro, professor e cidadão honorário de Itabira. Gercimar Almeida, líder do Movimento LGBTQIA+ e da parada LGBT da cidade. Maria Geralda dos Prazeres, poeta formada em magistério e bacharel em pedagogia, que leciona na rede pública municipal de ensino. Mauro Enrico da Costa, chefe de cozinha, graduado em direito. Thiago SKP, rapper que quebra barreiras com a poesia, em Itabira.

Solange Duarte Alvarenga

Solange Duarte Alvarenga, com família toda natural da cidade, coordena, atualmente, o Memorial Carlos Drummond de Andrade. Juliana Naves, dona da livraria Clube da Leitura, que exista há mais de 20 anos em Itabira. Vini Brown, ator, apresentador e DJ. Sara Maria, formada em comunicação social, atua em cultura e bem-estar. Wesley Vitor, integrante do projeto Drummonzinho. Walter de Freitas, coordenador dos espaços culturais da Fundação Carlos Drummond de Andrade, que já foi Drummonzinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *