Assinado protocolo de cooperação técnica entre IEF e Prefeitura de Itabira

Fechando as comemorações da Semana do Meio Ambiente, segunda-feira (7), a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), assinou o protocolo de intenções que prevê a cooperação técnica, junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), para a gestão assertiva das unidades de conservação do município. O protocolo foi assinado no Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema, durante solenidade restrita.

Apesar da parceria entre o município e a instituição estadual já existir, agora, o compromisso firmado tem como objetivo incentivar as ações de preservação e conservação da fauna e flora, proporem atividades que visam o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais renováveis e da pesca, bem como a realização de pesquisas em biomassa e biodiversidade.

Há ainda o estímulo ao reflorestamento de propriedades rurais, criação de reservas particulares, prevenção de erosões, implementação de projetos de arborização urbana e construção de viveiros florestais comunitários. Uma equipe especializada será montada com analistas e auxiliares ambientais, para atender as demandas e executar os projetos e programas desenvolvidos em prol do meio ambiente no município.

Com a assinatura do documento e a efetividade da parceria com o termo de compromisso, será possível a criação da Agência Avançada de Atendimento em Itabira, unidade responsável por oferecer diversos serviços à comunidade, como: corte de floresta plantada; Declaração de Colheita e Comercialização (DCC); assistência florestal; e autorização para visita técnica e pesquisa científica em Unidades de Conservação Ambiental (UAC).

Também será criada Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN; Cadastro de Fomento Ambiental; emissão de Certidão Negativa de Débitos Florestais; Carteira de Pescador Amador; Bolsa Verde, além do recebimento de documentos diversos do SISEMA. Atualmente, sem uma unidade em Itabira, a comunidade precisa ir até João Monlevade para ter acesso aos serviços.

“Esse momento é muito importante, uma vez que foi assinado um protocolo de intenções que está encaminhado para um termo de cooperação técnica entre o IEF e a Prefeitura, algo que nunca conseguimos fazer, na grandiosidade de como está sendo feito. É algo novo porque nós vamos avançar muito em todos os sentidos: na gestão dos parques, no estabelecimento da agência de atendimento no município, nas ações de educação ambiental que envolve a comunidade e até mesmo na busca por melhorias nas estruturas”, disse o gerente do parque, Alex Amaral.

“O impacto socioeconômico de uma unidade de conservação sobre as comunidades do entorno é grande. Dentro dessa perspectiva, por entender esse cenário, nós temos buscado analisar as unidades de conversação para melhorar e alcançar mais impactos positivos. Eu entendo que esse documento vai de fato trazer um ganho muito grande. Isso nos compete desenvolver e implementar as políticas florestais e de diversidade do estado”, pontuou a representante do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Adriana Faria.

O titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Denes Lott é muito importante ter essa proximidade com o IEF para a gestão ambiental de Itabira como um todo. “A gente espera criar uma cadeia de preservação do meio ambiente no município e também integrar todas as comunidades do entorno às unidades de conservação. Por isso, esse encontro marca o compromisso entre a administração do município e a administração florestal de Minas Gerais”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *