Financiamento junto à CEF vai permitir pacote de obras em Itabira

A gestão da Prefeitura de Itabira contabilizou mais de 1,3 mil solicitações de intervenções em áreas urbanas e rurais. Os pedidos são de tapa-buracos, urbanização de ruas, iluminação, zeladoria e diversas demandas de melhorias. Para solucionar essa defasagem estrutural, o Poder Executivo encaminhou para a Câmara Municipal dia primeiro de junho, Projeto de Lei pleiteando linha de crédito junto a Caixa Econômica Federal (CEF).

O PL pede autorização para ingressar no programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). Se aprovado, a Prefeitura de Itabira terá acesso a R$ 70,15 milhões, o que corresponde à primeira etapa de um pacote de intervenções. No total planejado, as grandes obras e investimentos projetam investimentos na ordem de R$ 150 milhões. A quantidade de demandas mostra uma dramática situação estrutural.

O chefe do Executivo, Marco Lage analisa que essa defasagem provoca impactos sociais graves, além de atrapalhar o desenvolvimento de Itabira. “Fica claro o estado de abandono que chegou a cidade nos últimos anos. Bairros periféricos foram simplesmente esquecidos e a população não teve a prestação de serviços adequada”, diz o prefeito. Nesta primeira etapa, o pacote inclui pavimentação de diversas vias urbanas e rurais, e sistema de saneamento.

Ainda está previsto a implantação de redes pluviais, contenções de encostas, complemento do trecho final da avenida Machado de Assis, pavimentação da estrada que liga os distritos, instalação e reforço de mata-burros e pontes de madeira, calçamento de vias rurais, reformas de quadras e praças, e a extensão de rede elétrica urbana e rural. O prazo de carência são dois anos, com amortização de 96 meses, e juro de 3,6% ao ano.

Para o secretário de Obras, José Maciel Paiva, melhoria na infraestrutura da cidade está diretamente ligada ao desenvolvimento. Segundo o gestor da pasta, as regiões com maiores índices de vulnerabilidade social são também as que mais demandam atuação: Gabiroba, Madre Maria de Jesus, Fênix, Monsenhor José Lopes, Pedreira, Barreiro, Bethânia, Juca Rosa e Colina da Praia são as campeãs em números de solicitações.

“Ainda existem em Itabira ruas sem pavimentação, ou pior, sem qualquer tipo de saneamento básico. Vias que não permitem às pessoas transitarem com tranquilidade, seja na área urbana ou na rural. Temos de atacar esses problemas e dar mais dignidade aos itabiranos. Em cinco meses, são mil e trezentas solicitações, algumas que se repete há anos, o que só demonstra o quão grave é a situação”, diz Maciel Paiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *