Prefeitura de Itabira promove melhorias na infraestrutura da Polícia Civil

Em alinhamento entre a Prefeitura de Itabira e a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG), alternativas foram levantadas para aperfeiçoar a prestação dos serviços de investigação, manutenção na ordem, e defesa social na cidade. O delegado regional, Helton Cota Lopes e o prefeito municipal Marco Antônio Lage acertaram apoio, inclusive financeiro, para que a administração pública dê sua contribuição as atividades prestadas pela Unidade Regional da PCMG.

“Difícil encontrar em Minas um município que ajude mais a Polícia Civil”, disse o gestor da policial civil na Delegacia Regional, durante o encontro. Marco Lage se reuniu terça-feira (18) com Helton Cota, com a presença do chefe de Gabinete da administração municipal, Alfredo Lage Drummond, o secretário de Governo, Márcio Magno Passos, e a superintendente de Serviços Urbanos, Elaine Aparecida Mendes.

Atualmente, a Administração Municipal mantém um acordo de cooperação técnica com o Estado de Minas Gerais, por meio da Polícia Civil, que prevê uma despesa global para o Município de R$ 2.156.130,00. Este acordo é válido até o dia 30 de junho de 2024, podendo ser alterado ou prorrogado.

Sede da Polícia Civil na avenida Prefeito Li Guerra, s/n, bairro Praia

O documento prevê que a Prefeitura de Itabira assuma despesas como as de aluguel, material de escritório, suprimentos de informática e serviços de utilidade pública na delegacia, como telefone e contratação dos serviços de internet; além de fornecer a PCMG, sem ônus para o Estado, até dez servidores efetivos, para exercerem atividades administrativas.

Prevê ainda até dez estagiários para contribuição em serviços administrativos; além de fornecer itens para limpeza e higiene da unidade; e que seja responsável pela manutenção, lavagem, conserto, recuperação e aquisição de peças para os veículos oficiais. O prefeito Marco Antônio Lage reafirmou o compromisso de investir em segurança pública e reforçar a parceria com os órgãos de defesa.

“Este investimento, embora seja constitucionalmente ligado ao Estado, é compartilhado pelo município de Itabira. A gente tem este compromisso de garantir a segurança da população, com parcerias e manutenção de serviços essenciais. Ajudamos as forças policiais de diversas formas, seja com estrutura ou com pessoal, e continuaremos contribuindo em prol da tranquilidade da comunidade”, afirma o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *