Zema e ministro lançam edital para destinação do lixo no Estado “Lixão Zero”

O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (17), ao lado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, do lançamento do edital de chamada pública para seleção de projetos para melhorar a gestão de resíduos sólidos em Minas. A iniciativa faz parte do programa “Lixão Zero”, do Ministério do Meio Ambiente, que tem objetivo de eliminar lixões e apoiar municípios em soluções sobre a destinação de resíduos sólidos.

Serão disponibilizados R$ 100 milhões, com recursos de acordos de multa ambiental firmados entre Vale S/A e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), para auxiliar cerca de 400 municípios na destinação ambientalmente adequada de resíduos, por meio da reciclagem e recuperação de materiais. Durante a cerimônia, realizada na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Zema destacou que a medida vai gerar, além de ganhos ao meio ambiente, benefícios econômicos e geração de empregos.

“Sabemos que isso significa não só redução de danos ao meio ambiente como também mais saúde à população, já que a disposição inadequada de resíduos acarreta uma série de problemas. Vem em uma ótima hora, pois também significa movimentação econômica e geração de empregos. Tudo isso contribui de forma muito expressiva para o nosso estado que enfrenta tantas dificuldades”, afirmou. Os R$ 100 milhões disponibilizados complementam o total recebido pelo Estado via termo de reparação com a Vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *