A rede da Saúde Mental de Itabira, que abrange os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) adulto, infanto- juvenil, álcool e outras drogas, o Programa de Saúde da Família/ Núcleo Ampliado de Saúde da Família (PSF/NASF) e o Centro de Convivência Interagir, realiza na próxima semana ações em alusão à luta antimanicomial. Os serviços de atenção à Saúde Mental do Sistema Único de Saúde (SUS) Itabira estão mobilizados para propor reflexões importantes em torno do dia 18 de maio, data que marca a luta dos profissionais da área, usuários e familiares por um tratamento mais humano aos usuários do sistema de saúde mental.
A rede criou uma programação para trazer mais esclarecimentos sobre a importância das pessoas em sofrimento psíquico e fortalecer a inclusão social, além de conduzir à luta contra os diversos preconceitos que envolvem a causa. De acordo com a diretora da Saúde Mental de Itabira, Jacira Helena, a semana do 18 de maio traz como pauta a importância dos serviços substitutivos. “Esse movimento tem como objetivo tornar público a luta pelos direitos das pessoas em sofrimento mental, pelo bem-estar, dignidade do indivíduo e seus familiares. Combater os preconceitos direcionados à causa e a desmistificar a ideia que se deve isolar socialmente esse sujeito para que ele seja tratado”, afirma a diretora.
De 17 ao dia 20 de maio, os profissionais da saúde da saúde mental, em parceria com a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), participarão da iniciativa “Os Caminhos Drummondianos ao lado da Saúde Mental na conquista do pertencimento social e o cuidado com Liberdade”, em que o grupo, respeitando todas as orientações de prevenção à covid-19, visitará os pontos turísticos de Itabira. Na terça-feira (18), 11h30, o grupo entregará ao prefeito Marco Antônio Lage uma carta de aproximação dos profissionais da saúde, usuários e familiares com o objetivo de simbolizar a luta que tem o apoio do município em relação à importância de ter recursos para essa área de atuação.
Ainda, durante todo o mês de maio ficarão expostas na FCCDA as obras feitas por Francisco Martins, Renata Figueiredo, Júlio Sampaio e todos os alunos e artistas que participaram da Oficina de Cerâmica. A mostra recebeu o nome de “Eu desejo que você se cure daquilo que não fala com ninguém” e ficará exposta na parte interna da galeria da FCCDA. Um bate papo on-line será realizado no dia 19 de maio, 19h30, com o tema Democracia Sim! Manicômio Não! Do direito ao Acesso e o Cuidado com Liberdade. A conversa contará com a participação dos psicólogos Lúcio Vaz Sampaio, Moema Pereira Guerra, Tatiana Silva Gavazza, do usuário da saúde mental Elton Marques e de Alessandra Bragança.
Deixe um comentário