Na terça-feira (11), a Câmara Municipal de Itabira aprovou Projeto de Resolução que modifica o regimento interno do Legislativo para impedir gastos com cerimônias na entrega de honrarias, como: Cidadania Honorária, Honra ao Mérito, Medalhas do Minério, e Carlos Drummond de Andrade. A matéria é de autoria do presidente do Legislativo, Weverton Leandro Andrade Santos “Vetão” (PSB) e tem como objetivo reduzir os gastos do Município com as solenidades.
“A Câmara tem uma tradição de entregar, de reconhecer a liderança. Nós vamos continuar com essa tradição, só que a partir da aprovação desta resolução não vamos mais gastar recursos públicos com a cerimônia. A Câmara tem estrutura para fazer sem gastar. Isso é uma forma de respeitar o recurso público e principalmente respeitar o cidadão”, destacou Weverton Vetão. A proposta visa proibir a realização de qualquer comemoração após a solenidade anual de entrega de honrarias às custas do erário público.
Como presidente do Legislativo, Weverton Vetão teria competência para apresentar essa proposta apenas como uma portaria ou de apenas fazer acontecer dessa forma, sem uma mudança no Regimento Interno. No entanto, optou pela apresentação do projeto de resolução para que a medida de austeridade se torne permanente. “Tenho que deixar esse legado para as próximas gestões, para que tenham consciência com os gastos públicos”, ressaltou o presidente.
Deixe um comentário