AMM inicia tratativa para novo acordo no pagamento de dívidas com municípios

Após a reunião da Associação Mineira de Municípios (AMM) com os prefeitos, o presidente da entidade, Julvan Lacerda, o governador Romeu Zema, e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus, na semana passada, representantes da AMM e do Governo de Minas Gerais se reuniram sexta-feira (7), quando ficou definido que a entidade vai acompanhar, com o Estado, o levantamento do valor da dívida real da saúde com os municípios. Os débitos são da última gestão estadual, que finalizou o mandato com uma dívida em torno de R$ 6 bilhões não repassados aos municípios mineiros.

Na quinta-feira (29), o governador Romeu Zema fez o compromisso com o presidente da AMM, Julvan Lacerda, de iniciar um novo grande acordo com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) para garantir o pagamento desses recursos atrasados da área da saúde aos municípios. De acordo com a assessora do departamento de Saúde da AMM, Juliana Marinho, nos últimos anos, os gestores já enfrentavam uma situação desafiadora com a falta dos recursos e, com a pandemia, os caixas das prefeituras ficaram ainda mais apertados.

Para o presidente da AMM, Julvan Lacerda, o pós-pandemia é preocupante. “Teremos muitos desafios pela frente e precisaremos muito do Governo e da Assembleia. No ano passado, houve uma irrigação significativa de recursos, nos caixas dos estados e municípios, mas a pandemia demandou muito e aumentou o custo operacional da máquina, em especial, na área da Saúde, sem decisão do gestor, pois veio de fora para dentro, e não volta mais. Este compromisso do governador, de construir um novo acordo, nos alegra muito, pois é a via por onde poderemos resolver: pela conciliação.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *