Itabira: parceria vai viabilizar revitalização de áreas esportivas e de lazer

A Prefeitura de Itabira vai revitalizar as áreas destinadas à prática de esportes e lazer. A ação será em parceria com o Centro Universitário Una, por meio de um projeto de extensão do Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo. A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) é a responsável pela iniciativa com a instituição de ensino.

Participarão do empreendimento alunos dos cursos de arquitetura, engenharia e educação física, com a pesquisa sobre os locais, suas necessidades e captação de informações relativas às necessidades dos usuários. Os estudantes serão orientados e acompanhados pelos professores Lucas Lima e Daniela Rocha, pelo coordenador de cursos Bruno Oliveira Nascimento, da Una, e pela coordenadora de Esporte e Lazer da SMELJ, Patrícia Zingoni.

Estacionamento do Poliesportivo

Os alunos serão responsáveis pelos aspectos estruturais e estéticos dos ambientes, elaboraando plantas, projeções, estudo de cores e materiais utilizados, acessibilidade, entre outros quesitos. A secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Natália Lacerda Faria, ressalta que um aspecto importante a considerar na fase de elaboração dos projetos é a aplicação de materiais sustentáveis.

Ginásio Municipal

“Andando pela cidade, com um olhar investigativo, foi que percebi o quanto Itabira tem de espaços públicos que podem ser reformados e adaptados para a prática de esportes e de lazer. Portanto, vendo que estes locais foram desmerecidos ao longo do tempo, como poderiam ser recuperados? Como transformá-los em uma praça de verdade? Dando uma unidade arquitetônica indispensável, com equipamentos diversificados e um ambiente mais vivo, atraente e seguro para os usuários”, explicou a secretária.

Quadra de esportes no Bela Vista

Ainda de acordo com Natália, por meio desta parceria, o Governo Municipal pretende ter mais conhecimento científico e tecnológico em suas intervenções, além de oferecer estágio para estudantes de Itabira. A expectativa de Natália Lacerda é buscar recursos para a execução do projeto ainda neste ano e, assim, garantir benefícios diretos aos usuários dos espaços esportivos e de lazer.

Pista de atletismo no Premen

Os locais prioritários para revitalização são: pista de atletismo da Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premem); instalações para provas de ginástica de trampolim, na antiga malharia Fio de Ouro; pistas de caminhada nas avenidas Mauro Ribeiro, Prefeito Li Guerra, Machado de Assis (Integração), MG-129 e avenida Humberto Campo; praças esportivas nos bairros Praia, Fênix, Juca Batista, Bela Vista e Pedreira; Belacamp; e pista de Mountain Bike no bairro Campestre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *