Gerência de Saúde de Itabira realiza reunião sobre novos grupos de vacinação

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, através do setor de imunização, realizou quarta-feita (5), uma reunião com os 24 municípios da sua região para apresentar os novos grupos que foram inseridos na campanha de vacinação contra a covid-19, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI). De acordo com Marcella Cristina Silva Braga, coordenadora de Imunização, os municípios darão início à imunização aos indivíduos com comorbidades como: diabetes, doença renal crônica, obesidade mórbida, hipertensão arterial grave, cardiopatas, síndrome de down, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, entre outras.

“É fundamental que os municípios observem e sigam as orientações dadas pela Imunização da Regional de Saúde, a partir dos informes técnicos emitidos pelo Ministério da Saúde,trabalhando com os grupos contemplados naquele momento, segundo os critérios estabelecidos nas notas”, explica a coordenadora de Imunização. A descrição das comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19, foram detalhadas, esclarecendo que os grupos serão atendidos gradativamente segundo a quantidade de doses disponibilizadas e de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, e deverá ser seguida a seguinte ordem para vacinação.

Fase I
 – Pessoas com Síndrome de Down;
– Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);
– Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade;
– Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
– Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação; e
Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Fase II
Vacinar proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos:
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no BPC; e
– Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *