Itabira em destaque no programa da Controladoria-Geral da União

Itabira é uma das quatro cidades de Minas Gerais que aderiu ao projeto Time Brasil. Promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU), a iniciativa tem a missão de fortalecer e perpetuar a cultura da integridade nos Estados e municípios, com aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção com plano de ação baseado na transparência.

A adesão de Itabira foi assinada nessa terça-feira (4), pelo prefeito Marco Antônio Lage, durante participação em um seminário online da I Semana da Integridade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Dentre as 853 cidades mineiras, além de Itabira, apenas Santa Luzia, Lagoa Santa e Governador Valadares foram convidadas a aderir ao projeto.

Marco Antônio foi acompanhado pelo secretário municipal de Auditoria Interna e Controladoria, Maurício Guimarães Mendes, durante o seminário. De acordo com Maurício Mendes, a iniciativa possui três eixos: transparência, integridade e participação social. O projeto está de acordo com a Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), aprovada em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mauricio Mendes

“Itabira foi uma das primeiras cidades a ser convidada para participar do projeto e avança em mais uma etapa de construção do plano de integridade, transparência, espírito colaborativo, boa-fé, cordialidade e engajamento. Com isso, Itabira passa a integrar como signatária do Acordo de Cooperação entre CGU e TJMG, cujo objetivo geral é atual em conjunto no apoio e suporte ao município com a implementação do Time Brasil”, explicou o secretário municipal.

Para o prefeito Marco Antônio Lage, a adesão ao projeto é a sinalização de que Itabira pretende seguir o caminho da transparência e da probidade na gestão pública. “Tratar daquilo que é público exige esse comprometimento, esse olhar para a transparência e para a retidão. Itabira ser uma das poucas cidades mineiras que aderiu a este projeto mostra que a nossa intenção é seguir nesta direção”, disse o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *