Foi publicado Boletim Epidemiológico Semanal Covid-19, dia 30 de abril, com percentual de recuperados do coronavírus em 96,2%. O dado significa que 16156 pessoas que testaram positivo para a doença, 15900 estão recuperados. Foram somadas até a data do informativo 302 óbitos, 40 internações em leitos clínicos e de terapia intensiva, e 263 casos em monitoramento domiciliar. Há ainda quase dez mil casos tratados como suspeitos, 121 pessoas monitoradas e nove internações, aguardando resultado de exames moleculares.
Dos casos positivos, 58% são de homens. A idade com mais confirmações (oscilando de 30 a 39 anos) equivale 27%. Seguido da faixa etária entre 40 e 49 anos: 21%. A maioria dos casos confirmados da covid-19 foram de indivíduos saudáveis, quase 90% não tinham comorbidades clínicas. Chama a atenção no Boletim Semanal, que apenas 11% tinham sintomas como tosse, dores de garganta e de cabeça, febre, coriza e mialgia (dores musculares), o que afeta na transmissibilidade do vírus.
Os bairros mais populosos apresentaram mais casos positivos: Gabiroba, Praia, Centro, Bela Vista, Major Lage de Baixo (Caminho Novo), Amazonas, São Pedro, Santa Ruth, Pedreira e Água Fresca. O ritmo de transmissão da doença está em patamar aceitável: 0,76 considerado risco bairro. Entre as vítimas fatais: 54% do sexo feminino, 88% com duas ou mais doenças crônicas associadas, como: insuficiência cardíaca, diabetes, imunossupressão, e doenças respiratórias. Entre os que perderam a vida: 91% têm idade acima de 50 anos.
Deixe um comentário