O direito a um ambiente de trabalho seguro e saudável

É comum em campanhas de conscientização onde uma cor é vinculada a um mês do ano como estratégia para chamar atenção da população. Com certeza você já ouviu falar sobre Setembro Amarelo ou Outubro Rosa. Em 2014 surgiu o movimento Abril Verde, com o objetivo de reduzir os agravos à saúde do trabalhador e para a prevenção das doenças decorrentes do trabalho.

O mês de abril foi escolhido por ter duas datas de extrema importância para a saúde, o Dia Mundial da Saúde e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. As doenças ocupacionais são adquiridas ou desencadeadas pelo exercício decorrente da atividade do trabalho, ou seja, são doenças que estão diretamente ligadas ao desempenho de uma determinada função.

O médico José Carlos de Rezende, explica como essa condição pode ser evitada “A prevenção se dá quando de fato, existe acompanhamento médico, estudando quais são as doenças laborais mais frequentes dentro da empresa, e para cada colaborador existe um diagnóstico. Existem várias maneiras de prevenir as doenças ocupacionais, como: ações que possam minimizar essas patologias, palestras, e por incrível que pareça com muito ensinamento teórico. Com a medicina preventiva podemos alcançar outros níveis de proteção,” comentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *