Título de Utilidade Pública à Associação Quilombola do Capoeirão

A Câmara Municipal de Itabira aprovou, por unanimidade, a concessão do título de Utilidade Pública à Associação Moradores e Quilombolas da Comunidade Rural de Capoeirão e Região. A matéria foi discutida na reunião ordinária realizada nesta semana. A autoria é da vereadora Rosilene Félix Guimarães (MDB).

Rosilene Félix

“Preservar a cultura e ancestralidade dos grupos remanescentes que formam as comunidades quilombolas é participar da conservação da nossa cidade e nosso país. É certo que a partir da institucionalização de associações esses povos conseguem maior autonomia para gerir suas ações a fim de manter as tradições e preservar a terra”, justificou Rose Félix.

A Comunidade Quilombola do Capoeirão é localizada na zona rural de Itabira, a 20 quilômetros do Centro. Foi certificada pela Fundação Cultural Palmares, em 30 de outubro de 2019. Os moradores utilizam-se do território como meio de subsistência e lutam pela valorização de suas tradições, além de buscar formas de repassar sua cultura e conhecimento aos mais jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *