Vacinação continua para idosos acima de 65 anos nas unidades dos PSFs

A vacinação para idosos com 65 ou mais de idade continua em postos de saúde de Itabira, mediante agendamento, informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As últimas remessas de doses encaminhadas pelo Governo do Estado foram apenas para segunda dose e complemento dos grupos já contemplados pela campanha municipal.

Na segunda-feira (12), a SMS recebeu da Gerência Regional 2540 novas doses, entre imunizantes da AstraZeneca e da Coronavac. Todo o imunizante já chega ao município com a destinação específica. Desse total, uma pequena quantidade é para agentes de forças de segurança e outro é para idosos com faixa etária entre 65 e 69 anos. Também há vacinas para a segunda dose de idosos com idade entre 70 a 74 anos e profissionais de saúde.

Por meio do drive-thru, Itabira avançou até a idade de 65 anos na semana passada. Porém ainda há pessoas nessas faixas etárias que ainda não receberam a imunização. Esse grupo deve procurar a unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) mais próximo de casa para fazer o agendamento da vacinação. Também nos postos, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito a comunicação com quem já tomou a primeira dose e está na época de tomar à segunda.

Na semana passada, havia chegado uma remessa com 5260 doses. São 4870 destinadas à segunda dose de idosos entre 70 e 79 anos. A outra parte é para segunda dose de profissionais de saúde e primeira dose de forças de segurança, que começaram a ser vacinados nesta terça (13). Foram dez indicados pelo Corpo de Bombeiros, dez pela Polícia Civil e outros dez pela Polícia Militar.

Os idosos entre 70 a 79 anos serão vacinados com a segunda dose da Coronavac a partir da semana que vem. O município passa a seguir a nova recomendação do Instituto Butantan, para que a janela entre primeira e segunda doses, seja de 28 dias e não mais 14. Esse processo deverá ser por meio do drive-thru, com escalas ainda a serem anunciadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *