Cem dias de mandato: balanço da Câmara Municipal

O dia 10 de abril marcou os cem primeiros dias de mandato dos 17 vereadores eleitos em Itabira em 2020. A maioria ocupou os gabinetes da Câmara Municipal pela primeira vez, enquanto outros já eram conhecidos da Casa. Eleito para o segundo mandato, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB) foi escolhido por unanimidade durante a cerimônia de posse, realizada em primeiro de janeiro, para dirigir a Mesa Diretora do Legislativo. Rosilene Félix Guimarães (MDB) é a vice-presidente; Reinaldo Soares de Lacerda (PSDB), o primeiro secretário; e Sidney Marques Vitalino Guimarães “do Salão” (PTB), o segundo secretário.

“Estou muito satisfeito com esses cem primeiros dias de mandato, com essa nova mesa diretora, novos vereadores, e com os que continuaram também. A Câmara tem se empenhado ao máximo possível para participar das discussões que o momento exige, buscando também ações preventivas e futuras para diversos setores. E isso faz com que a grandeza da Câmara Municipal de Itabira seja cada vez mais reconhecida. A credibilidade do legislativo, que estava arranhada, começa a ser recuperada e a expectativa é que as coisas melhorem cada vez mais. A população também sido essencial na construção dessa nova Câmara,” afirmou Vetão.

Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão,” presidente da Câmara

Pandemia

O Legislativo precisou se adaptar às novas medidas para conter a propagação da covid-19. As primeiras reuniões foram realizadas presencialmente, mas sem a presença da população. Diante de casos de servidores infectados com o vírus, no início de março, as atividades presenciais do Legislativo foram temporariamente suspensas. Desde então, as reuniões ordinárias e de comissões acontecem pelo Google Meet, agora com transmissão pelo Youtube.

O quadro de servidores da Câmara Municipal de Itabira conta com servidores capacitados e qualificados para as funções que ocupam. Os servidores efetivos ocupam a maioria dos cargos de direção, chefia e assessoramento. A fim de garantir que os contratos possam ser executados, gerenciados e analisados em conformidade com a legislação vigente, o Legislativo itabirano implantou a gestão de contratos e processos. Sendo assim, todos os contratos da Câmara Municipal de Itabira contam com gestores e fiscais para manter o efetivo controle dos processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *